Receita de Ovo de Páscoa Caramelo

Categoria: Receitas de Doces

Ovo Caramelo

Ingredientes

Categoria da Receita:
Doces
Cozinha da Receita:
Brasileira
Dificuldade de Preparo da Receita:
fácil
Temperatura da Receita:
frio
Rendimento da Receita:
1 ovo
Tempo de preparo da Receita:
30 min
  • Caramelo:
  • • 1 pitada de sal
  • • 2 colheres (chá) de café solúvel
  • • 2 xícaras (chá) (360 g) de açúcar
  • • 1 lata (300 ml) de creme de leite
  • ¼ xícara (chá) (75 g) de xarope de glucose de milho branco
  • ½ xícara (chá) (100 ml) de leite integral
  • • 200 g de manteiga sem sal
  • Ovo:
  • • 500 g de cobertura de chocolate meio amargo

Preparo da Receita

1. Comece preparando o caramelo: ferva o leite com o sal, o café solúvel, a glucose e o creme de leite. Caramelize o açúcar em fogo bem baixo, acrescente a manteiga e mexa até derreter. Junte o leite fervente ao caramelo e mantenha em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até adquirir ponto de bala %u201Cmole%u201D (para identificar esse ponto, coloque um pouco do caramelo em uma xícara com água fria; se ao esfriar ele formar uma bolinha, o ponto de bala está correto). Retire-o do fogo e deixe-o esfriar completamente.

2. Derreta e tempere o chocolate meio amargo: pique o chocolate, coloque em um refratário e derreta-o em banho-maria ou microondas, potência média, por cerca de 2 minutos e 45 segundos. Transfira-o para outro recipiente e coloque-o sobre um refratário com água fria, mexendo intensamente até que o chocolate atinja a temperatura adequada para a moldagem (31ºC). Se você não tiver um termômetro, teste a temperatura do chocolate colocando uma pequena porção sobre o lábio inferior; se sentir uma sensação de frio, está na temperatura certa.

3. Faça o suporte do ovo com cerca de 1 xícara (chá) de chocolate meio amargo derretido e temperado. Coloque o cortador sobre uma placa de alumínio forrada com papel-manteiga, despeje o chocolate dentro do aro, dê algumas batidinhas para eliminar as microbolhas e leve-o à geladeira por cerca de 20 minutos ou até secar. Retire-o da geladeira e desenforme.

4. Modele o ovo: pincele os moldes para ovo de 750 g com o chocolate meio amargo temperado e leve-os à geladeira por alguns segundos até secar. Repita esse procedimento mais uma vez para que o ovo fique com a espessura ideal para rechear.

5. Recheie a casca: utilizando as costas de uma colher pequena, espalhe 3 colheres (sopa) de caramelo por toda a superfície de cada um dos moldes com chocolate, deixando 1 cm das bordas sem recheio para fixar melhor a última camada de chocolate. Leve-os à geladeira por 5 minutos ou até o caramelo ficar firme.

6. Finalize o ovo: espalhe o chocolate restante por toda a superfície do recheio, cobrindo-o completamente. Raspe os moldes com uma espátula, formando uma borda mais grossa e leve-os de volta à geladeira até que o chocolate fique firme. Vire os moldes, deixando-os sobre a grade da geladeira com a cavidade virada para baixo até que fiquem opacos, podendo então ser desenformados. Com o auxílio de um pincel, espalhe uma camada de chocolate meio amargo em cada metade do ovo e, em seguida, faça círculos com a ponta dos dedos, formando ondas. Deixe secar, passe rapidamente as metades em uma chapa quente para poder juntá-las. Cole a base do ovo sobre o suporte com um pouco de chocolate derretido e temperado e segure até secar. Embale o ovo com papel celofane transparente e finalize com um laço.

Materiais necessários:
- 1 cortador de alumínio em formato de gota
- 2 moldes para ovo de 750 g
- 1 placa de alumínio
- papel-manteiga
- pincel culinário
- papel celofane
- fita

Dica para esta receita

Rende um ovo de 750 gramas.

Fonte: Garoto

Imprimir ReceitaEnviar Receita
Ainda não encontrou a receita que estava procurando? Continue pesquisando!
Pesquisa personalizada

Outras receitas de culinária relacionadas

O seu site de culinária na internet
© Copyright Muito Mais Receitas 2006 - 2007
Todos os direitos reservados.
Receitas - Lyrics - Gastronomia