Receita de Peru ao Molho de Jabuticaba

Categoria: Receitas de Aves

Peru ao Molho de Jabuticaba
  • Facebook
  • Google Plus
  • Twitter
  • Whatsapp
  • Gmail
  • Imprimir Receita

Ingredientes

  • sal a gosto
  • 1 kg de jabuticabas maduras lavadas
  • 4 colheres (café) de açúcar
  • 8 fatias de bacon
  • 1 xícara (chá) de vinho do porto
  • 1 peru temperado congelado (cerca de 5,5 kg)

Informações Adicionais

Categoria da Receita:
Aves
Dificuldade de Preparo da Receita:
fácil
Temperatura da Receita:
quente
Rendimento da Receita:
11 porções
Tempo de preparo da Receita:
20 min de preparo + tempo de forno

Preparo da receita

Retire o Peru do freezer, acomode a embalagem dentro de uma assadeira e deixe descongelar na parte de baixo da geladeira por 42 horas antes do preparo. Abra a embalagem e retire o saquinho com os miúdos. Aproveite-os para o preparo de sopas, farofas ou caldos.Coloque o Peru numa assadeira grande, prenda as asas junto ao peito com os palitos e cruze as coxas, amarrando-as com fio dental. Despeje ½ xícara (chá) de vinho do Porto e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno médio, preaquecido (200ºC) por 1 hora e 30 minutos.Enquanto isso, prepare o molho: coloque numa panela média as jabuticabas, 2 xícaras (chá) de água, o restante do vinho do Porto e o açúcar. Leve ao fogo médio até abrir fervura, reduza a chama e deixe ferver por cerca de meia hora, mexendo de vez em quando. Apague o fogo, espere amornar e coe o molho numa peneira fina, recolhendo apenas o líquido obtido.Remova o papel-alumínio que recobre o peru, cubra toda a superfície da ave com as fatias de bacon e volte ao forno até que o termômetro suba, indicando assim que a ave está completamente assada e dourada, no ponto certo (cerca de 1 hora e 50 minutos).Passe o peru para uma travessa e leve a assadeira diretamente sobre a chama do fogão. Despeje o molho de jabuticabas, raspando bem com uma espátula até obter um molho homogêneo. Ferva por cerca de 10 minutos, prove o sal, coe e passe para uma molheira. Corte o peru em fatias e regue com o molho de jabuticabas. Sirva em seguida, juntamente com o arroz e o flan de milho.

Dica para esta receita

Para preparar o flan de milho, bata no liqüidificador 1 lata de milho verde, até obter um purê. Passe pela peneira, junte 3 gemas, 1 ovo inteiro e 50ml de creme de leite. Tempere com sal, pimenta, noz-moscada e despeje em forminhas individuais, untadas com óleo, Asse no forno fraco (150ºC), em banho-maria, por 30 a 35 minutos. Solte as bordas e desenforme diretamente no prato em que for servir.

Caso não encontre as jabuticabas frescas, substitua por geléia: asse o peru como foi descrito na receita. Ao término do cozimento, passe a ave para uma travessa e no caldo formado na assadeira misture 300g de geléia de jabuticaba. Ferva o molho por 5 minutos, passe por uma peneira e sirva acompanhando o peru.

Fonte: Sadia

Comentários desta receita

O seu site de receitas na internet
© Copyright Muito Mais Receitas 2006 - 2017
Todos os direitos reservados.
muito mais receitas